UAU

Vozes Búlgaras

Vozes Búlgaras
Teatro Tivoli BBVA | 11 Dezembro

30º aniversário do coro Angelite

Formado em 1987, a partir do extinto coro da Rádio Nacional Búlgara, Angelite reúne as melhores vozes femininas da Bulgária num coro dirigido pelo maestro Georgy Petkov e com um repertório que representa a secular tradição musical e vocal deste país europeu.
Desde a sua formação, e na sequência da abertura das fronteiras na Europa no final da década de 80, Angelite tem-se apresentado por todo o Mundo, como Praça Vermelha ou Vaticano, e colaborado com nomes como Pavarotti, Stevie Wonder, Björk, Phil Collins e António Zambujo, entre muitos outros. Já gravou 11 álbuns, 1 DVD e recebeu várias nomeações para os Grammy.
Em Dezembro festejam o seu 30º aniversário com uma digressão que passa por Lisboa no dia 11 de Dezembro. O palco escolhido é o do Teatro Tivoli BBVA e o programa inclui Cantos Ortodoxos Orientais, composições criadas entre os séculos XIII e XX, de caracter religioso e ainda em vigor prática litúrgica da Igreja Ortodoxa Búlgara actual, na primeira parte. A segunda parte inclui temas tradicionais cantados a capella em aldeias camponesas isoladas do Ocidente, cujas tradições vocais têm sido mantidas nas suas características e espiritualidade originais, bem como alguns temas criados por compositores búlgaros modernos como Philip Koutev, Ivan Spassov e o próprio maestro Georgy Petkov.

“Um dos grupos vocais mais distintos do mundo", Columbus Dispatch (USA)
"Uma maravilha misteriosa.", Toronto Star, Canadá)
"Incrível, redentor, divino.", The Express, São Francisco, EUA
"A música mais bonita do planeta", St. Louis Post Dispatch, US
"Hipnótico, transcendente, misterioso, emocionante: Podemos esgotar o dicionário para descrever o coro impar premiado com um Grammy", NY Daily News

 

Teatro Tivoli BBVA
11 Dezembro | 21h30
Preços: entre 13€ e 20€

M/6