Fado enCante

4 Março 2017 M6

Fado enCante – Mestre António Chainho & Monda

O destino, agora.

Para lá de todas as geografias estão os caminhos da alma, as histórias dos homens, por dentro da sua música. São essas histórias do campo, da cidade, de trabalho e celebração, que Mestre António Chainho e o projeto Monda reúnem num espetáculo de fusão e reinterpretação de dois géneros iconográficos portugueses elevados a Património Imaterial da Humanidade: o Fado e o Cante Alentejano.

A palavra fado vem do latim fatum, ou "destino". E talvez estivesse escrito no destino do Mestre António Chainho - nascido numa família tradicional alentejana de São Francisco da Serra, Santiago do Cacém - este encontro com o projeto Monda, que pratica uma abordagem contemporânea ao Cante Alentejano, misturando a composição tradicional com os novos sons da World Music

Muito novo, Mestre António Chainho, começou por juntar a música de tradição rural com o Fado de Lisboa e mais tarde fundiu estas duas correntes musicais com outras "músicas do Mundo". Ao longo da sua carreira, deu voz própria à guitarra e levou-a por outras paisagens musicais em encontros com Paco de Lucia, John Williams, José Carreras, KD Lang, Teresa Salgueiro (Madredeus), Marta Dias, Paulo de Carvalho , Rui Veloso , Pedro Abrunhosa ,Francisco Ribeiro ( Moonspell) , Maria Bethania , Ney Matogrosso e Nina Miranda (Smoke City) entre  muitos outros artistas de muitas outras geografias.

Jorge Roque, Pedro Zagalo e Herlander Medinas, desenharam o projeto Monda através de uma aproximação clara às novas tendências musicais sem barreiras ou fronteiras demarcadas e próximo das gerações mais novas. Têm por espaço comum o Alentejo, onde a natural vontade de cantar e tocar as origens é cada vez mais uma certeza. O seu primeiro trabalho discográfico, com produção e direção musical de Ruben Alves, conta com as participações especiais de Katia Guerreiro, Rui Veloso, Tiago Oliveira e do Grupo de Cantadores de Portel.

Em “Fado enCante”, Mestre António Chainho - um dos "50 músicos mais influentes da World Music" segundo a revista internacional Songlines - e o projeto Monda, que reinventa e expressa toda a riqueza das raízes do Cante Alentejano, muito mais que celebrarem dois Patrimónios Imateriais da Humanidade, exploram caminhos, encurtam distâncias e desenham um novo mapa na geografia da música portuguesa.

 

Galeria de Imagens
Ok
Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e lhe oferecer uma melhor experiência de utilizador. Saber Mais