Clássicos na Avenida | Concerto de Primavera

28 Maio 2018 M6

Programa 
L. SOLDADO (n. 1972)   Eu.Rope
W. A. MOZART (1756-1791) - Concerto para Piano n.º 20 em Ré menor, K. 466
  Allegro
  Romance
  Allegro assai

J. HAYDN (1732-1809)
Sinfonia n.º 4  /  Symphony No. 4
  Adagio – Allegro
  Andante
  Minuet
  Allegro Finale, Spiritoso

Solista Peter Jablonski (Piano)
Rui Pinheiro Maestro Titular

Notas ao Programa
“’Eu.Rope’ foi inspirada no livro de George Steiner “A Ideia de Europa”, onde o autor faz uma reflexão sobre o que é ser europeu, num mundo globalizado, e de como a Europa terá de olhar para a sua herança cultural e intelectual de forma a se reinventar. “Eu.Rope”  é uma obra essencialmente textural onde cada instrumento da orquestra representa apenas um fio de uma densa e variada tapeçaria. Ao passar lentamente de uma condição textural para outra, a obra assemelha-se a uma nuvem que lentamente se transforma e da qual vão constantemente emergindo novas paisagens sonoras.” – Luís Soldado
Mozart terminou a composição do seu “Concerto para Piano n.º 20” a 10 de fevereiro de 1785. A escolha de uma tonalidade dramática (Ré menor, a mesma da abertura de “Don Giovanni”), a grandeza trágica e a forma como utiliza os instrumentos para transmitir esse efeito fazem deste concerto uma referência. O pai de Mozart, o compositor Leopold Mozart, assistiu à estreia. 
O compositor Franz Joseph Haydn passou mais de trinta anos ao serviço da família nobre dos Esterházy, uma das mais ricas do império austro-húngaro. O príncipe Nicolau Esterházy era um homem culto e sensível que tocava e cantava admiravelmente. Haydn era tido em grande estima e as suas obrigações incluíam dirigir a orquestra privativa do palácio em concertos e óperas, e compor música para a vida da corte do príncipe. Graças às condições ótimas de que dispunha para trabalhar e também ao seu talento, Haydn desenvolveu a composição de sinfonias a um nível artístico nunca antes alcançado. Escreveu mais de cem sinfonias que pode experimentar e permanentemente avaliar. Neste concerto será apresentada a “Sinfonia n.º 4”.

 


Produtor: UAU e Orquestra Clássica do Sul

Galeria de Imagens
Ok
Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e lhe oferecer uma melhor experiência de utilizador. Saber Mais