95º Aniversário Teatro Tivoli BBVA

“Sou um sonho concretizado. Frederico de Lima Mayer, empresário português viajado e culto, quis dar a Lisboa um espaço onde as artes dessem a mão a uma saudável convivência social, para toda a família. Comecei por ser um cine-teatro, dando primazia à 7ª arte, então emergente. Não fui a primeira sala de cinema desta nossa capital, mas fui a mais glamorosa e de programação mais variada e, amiúde, mais avant-garde – não nos esqueçamos dos ciclos de cinema russo que por mim passaram em plena guerra fria. O meu projecto arquitectónico foi assinado por Raúl Lino, que optou pelo estilo Neoclássico, no exterior na adopção de formas acentuadas e cobertura em forma de cúpula revestida de telha preta, no interior nos motivos decorativos da sala e nas opções de enquadramento do proscénio, o que me deu um look de boulevard parisiense.

Do cinema mudo e a preto e branco, fui modernizado para acolher o sonoro e o technicolor. A minha polivalência desde logo permitiu a existência de uma companhia de teatro residente e a apresentação de concertos e bailados. O Fado, canção nacional, não me ignorou e os seus nomes maiores pelo meu palco passaram. As festas de reveillón e carnaval eram um ponto alto da minha programação, sempre esgotadas e com muitos ilustres da sociedade com entrada vedada por atraso na reserva de lugar.

Hoje completo 95 anos de orgulhosa vida, em plena Avenida da Liberdade. Para trás estão anos menos agradáveis em que as minhas portas se fecharam e as minhas paredes perderam o brilho. Em Dezembro de 2011 ganhei nova existência, com a UAU, e uma adenda ao meu nome com o naming BBVA. Desde então, apuradas intervenções restauraram a minha grandiosidade, ao mesmo tempo que me dotaram de equipamentos capazes de cumprir com as necessidades de qualquer manifestação cultural da actualidade. Em 2015 fui reconhecido Monumento Nacional.

Aos 95 anos sou um Teatro do Século XXI e estou de portas abertas, com uma agenda eclética que satisfaz os interesses de toda a população, de todos os públicos. Obrigado a todos e fico à espera da vossa visita!

Teatro Tivoli BBVA, desde 30 Novembro 1924

Ok
Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e lhe oferecer uma melhor experiência de utilizador. Saber Mais