UAU

MONDA | Novo álbum

MONDA | Novo álbum

Uma abordagem contemporânea ao CANTE ALENTEJANO!
À venda dia 2 Junho

Reconhecido em todo o mundo, o Cante Alentejano é a identidade cultural desta região Portuguesa e foi celebrizado a 27 de Novembro de 2014, com o sentimento e as emoções de uma tradição secular a serem considerados Património Imaterial da Humanidade, pela UNESCO.
Com uma aproximação clara às novas tendências musicais, sem barreiras ou fronteiras demarcadas e próximo das gerações mais novas, o projecto MONDA criou uma abordagem contemporânea ao Cante Alentejano, misturando a composição tradicional com os novos sons da World Music.
MONDA nasceu da vontade dos seus intervenientes Jorge Roque, Pedro Zagalo e Herlander Medinas e do reconhecimento do novo tempo que urge construir-se para dar lugar aos sons de um sul mais evidente. No intervalo de cada uma das suas raízes culturais e musicais, de paragens e aprendizagens distintas, encontra-se um espaço comum, o Alentejo, terra das suas proveniências e onde a natural vontade de cantar e tocar as origens é cada vez mais uma certeza.
Com produção musical de Ruben Alves, o primeiro trabalho discográco dos MONDA, à venda em Junho, tem 12 faixas mais uma extra e conta com as participações especiais da fadista Katia Guerreiro, Rui Veloso, Tiago Oliveira e do Grupo de Cantadores de Portel, entre outras.

 

ALINHAMENTO:
01 . O MOCHO
02 . DIZ A LARANJA AO LIMÃO
03. MAIS BRANDO JOÃO BRANDÃO
04. ADEUS MARIA ATÉ QUANDO feat. Katia Guerreiro
05. LINDO RAMO VERDE ESCURO
06. SÓ UMA PENA ME EXISTE feat. Rui Veloso
07. O TRISTE
08. ERVA CIDREIRA
09. FUI-TE VER ESTAVAS LAVANDO
10. PORTEL ESTÁS SATISFEITO
11. MENINA QUE ANDAS NO CAMPO
12. VERÃO ALENTEJO E OS HOMENS feat. Bernardo Charrua
BONUS TRACK . SOLIDÃO (Calabaça)

FICHA TÉCNICA:
MONDA Jorge Roque, Voz e Guitarra . Pedro Zagalo, Piano, Teclado . Herlander Medinas, Voz e Contrabaixo
MÚSICOS CONVIDADOS Ruben Alves, Piano . João Tiago Oliveira, Guitarra Clássica . Mário Caeiro, Acordeão . João Ferreira, Percussões . Pedro Vidal, Lap Steel Guitar e Banjo
PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS Katia Guerreiro (Adeus Maria Até Quando) . Rui Veloso (Só Uma Pena Me Existe) . Cantadores de Portel: João Pedro Roque, Pedro Patinho, Jaime Salsa, Carlos Alberto, Jesuíno Moedas, Bernardo Charrua, José Cortes, Tiago Rico, João Dias, José Adivinha
PRÉ-PRODUÇÃO Pedro Zagalo Estúdios
PRODUÇÃO MUSICAL Ruben Alves
CO-PRODUÇÃO MUSICAL Monda
DIRECÃO MUSICAL Monda
GRAVAÇÃO Todos os temas captados, gravados e misturados em Estúdio Vale de Lobos (Sintra)
MISTURAS/MASTERIZAÇÃO Pedro Vidal
ARRANJOS Monda/Ruben Alves
EDIÇÃO Tánaforja
FOTOGRAFIA CAPA E INTERIOR Ricardo Alevizos
FOTOGRAFIA ESTÚDIOS Jacinto Policarpo
ART WORK Jorge Roque

 

Jorge Roque
Com presença em rádios nacionais e com vários temas em bandas sonoras de novelas nacionais, é um dos compositores e intérpretes da nova música portuguesa. Em 2011, frequentou a prestigiada escola internacional de música, Berklee College of Music (Boston). Compositor e autor das suas canções, mas escrevendo também para outros nomes da música portuguesa, arma-se um compositor compulsivo e na sua voz percebem-se variadíssimas inuências. MONDA é o seu mais recente projecto e nome do primeiro álbum da formação, onde se aproxima das suas raízes e onde confessa culminar a matriz da sua identidade enquanto músico e intérprete.

Pedro Zagalo
Iniciou os estudos musicais aos cinco anos na Academia de Música de Elvas, onde fez o curso geral do Conservatório. Estudou piano, guitarra clássica e composição. É licenciado em Educação Musical pela Escola Superior de Educação de Setúbal e possui um Mestrado em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico. Professor, pianista, guitarrista, director musical e produtor musical, já trabalhou com Rui Veloso, Herman José, Katia Guerreiro, FF, Berg, maestro Mário Teixeira, Carlos Guilherme, entre tantos outros, a nível nacional. A nível internacional já colaborou com nomes como Kirk Lightsey, Michael Colt, Johannes Krieger, Iakovos Konitupulos, Tom Cohen, Nenad Bogdanovid ou Larkus Larkou. Participou em diversos programas de televisão, concertos com diferentes artistas e bandas, compôs diversas canções premiadas em festivais de música e gravou vários discos. MONDA éo seu projecto mais recente, a sua homenagem ao seu sentir.

Herlander Medinas
Nasceu em Évora e foi Escola Prossional de Música de Évora que estudou Contrabaixo de Cordas com os professores Jorge Carreiro e Yuri Axenov. Como segundo instrumento, dedicou-se ao piano com o professor Dragomir Dochev. Estudou também na escola JBJazz, em Lisboa. Integrou a Banda da Força Aérea Portuguesa como instrumentista de Contrabaixo de Cordas e participou em inúmeros concertos no país e estrangeiro e colabora regularmente com a Orquesta Sinfonietta de Lisboa, sob a direcção de Vasco Pearce de Azevedo, e com a Camerata Musical do Barreiro, com direcção do professor Lopes da Cruz. Colaborou na gravação da banda sonora do lme português “Second Life”, de Nicolau Breyner, e de “Filme do desassossego”, de João Botelho. Colaborou em diversas formações e com artistas como Kirk Lightsey, Maria Viana, Anabela, Simone de Oliveira, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Aproarte. É membro fundador do projecto MONDA.