Arena Live | Carminho

7 Novembro 2016 M18

Nasceu Carmo Rebelo de Andrade, em Lisboa, filha da fadista Teresa Siqueira. Os seus pais organizavam tertúlias de fado e em casa ouvia discos de Lucília do Carmo, de Fernando Maurício, de Amália Rodrigues... Em Lisboa, estreou-se a cantar em público aos doze anos, no Coliseu. Começou então a cantar regularmente na Taverna do Embuçado, em Alfama, onde teve como mestres, para além da sua mãe, Beatriz da Conceição, Fernanda Maria, Alcindo Carvalho, Paquito, Fontes Rocha, memórias vivas da verdadeira essência do fado. Concluído o curso universitário e começando a perceber que boa parte da sua vida teria de passar pelo fado, viaja pelo mundo durante um ano, participando em missões humanitárias na Índia, Camboja, Peru e Timor.

Regressada a Lisboa, começa a cantar regularmente no restaurante Mesa de Frades. Rapidamente começa a receber solicitações para os grandes palcos nacionais (Casa da Música) e internacionais (Expo Saragoça, Argentina, Suíça, Malta e Tailândia), destacando-se ainda a sua participação no multigalardoado filme «Fados» de Carlos Saura. Em 2009 editou o seu primeiro álbum «Fado» considerado «a maior revelação do fado da última década» (Time Out, 27 de Maio de 2009), alcançando rapidamente o galardão de ouro e dando início a uma digressão que cumpriu sessenta datas em palcos nacionais e espanhóis, sendo nomeado pela conceituada revista britânica Songlines como um dos dez "Best Album 2011". Vista como um símbolo da sua geração, tornou-se, em 2011, a Embaixadora portuguesa do programa "Youth on the Move", a convite da Comissão Europeia. 2011 é também o ano de um arranque seguro de uma carreira internacional que a leva ao palco principal da Womex (World Music Expo), na Dinamarca, e a vários espetáculos no Reino Unido, França (Théâtre de la Ville), Holanda, Moçambique e Espanha.

Com 'Perdoname', com Pablo Alborán, Carminho torna-se na primeira artista portuguesa a atingir o número 1 do top espanhol. Lançou em 2012 o seu segundo álbum, "ALMA", que estreou em primeiro lugar nos tops de venda portugueses e alcançou lugares de destaque em vários tops internacionais. Já no final de 2012, após cumprir mais de noventa datas em Portugal e no estrangeiro, Carminho realiza um sonho de sempre e grava com Milton Nascimento, Chico Buarque e Nana Caymmi, resultando numa reedição de "Alma" com os três novos temas. O ano de 2013 tem sido o ano da consagração de Carminho no Brasil, confirmada pela surpreendente atuação na abertura do Carnaval de Recife e concertos esgotados no Rio de Janeiro e um pouco por todo o país. Mas tem sido também o ano de uma digressão internacional que tem permitido levar a sua voz a países como Israel, Letónia, Alemanha, Luxemburgo, Turquia, Angola, Espanha, Bélgica, Reino Unido, França,…

Ok
Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e lhe oferecer uma melhor experiência de utilizador. Saber Mais