LAGO DOS CISNES - Lisboa

14 e 15 de Janeiro de 2023 M6

O Ballet de Kiev, com Ana Sophia Scheller como directora artística, apresenta-nos uma versão incrível do Lago dos Cisnes, num ano marcado pela tragédia, especialmente para os artistas que se preparavam para subir ao palco de um teatro, agora destruído pela guerra.

Numa guerra que parece não ter fim, Ana Sophia Scheller reúne os membros da companhia de Ballet de Kiev, para que possam mostrar ao mundo os valores que os representam, dando-lhes a oportunidade de continuar a transmitir emoções através dos seus movimentos e Portugal será testemunha privilegiada disso.

Com música de Pyotr Tchaikovsky, o Lago dos Cisnes é um dos mais famosos e vistos bailados de sempre. Uma encomenda do Teatro Bolshoi a Tchaikovsky, O Lago dos Cisnes estreou em Março de 1877 com libreto de Vladimir Begitchev e Vasily Geltzer.

Ícone do bailado romântico, o Lago dos Cisnes conta a história de um amor impossível entre um príncipe e uma rapariga-cisne, realçando o tema querido deste período, a dualidade entre o bem e o mal, representada pela pureza do cisne branco e pela duplicidade do cisne negro.

A coreografia, assinada por Marius Petipa, é um constante desafio para os bailarinos, exigindo-lhes grande técnica na interpretação dos movimentos dos cisnes.

O Ballet de Kiev nasceu em 2017, de um sonho do famoso bailarino solista do Teatro da Ópera de Kiev, Viktor Ishchuk: a criação de uma companhia jovem que reunisse as estrelas mais proeminentes de toda a Ucrânia e apresentasse ao mundo o talento, a mestria e o profissionalismo dos artistas do seu país.

As suas primeiras actuações conquistaram os teatros mais importantes do mundo e, desde então, já deram mais de 500 actuações em diversos países.

M/06

Ok
Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e lhe oferecer uma melhor experiência de utilizador. Saber Mais