CARMINA BURANA | PORTO | VORTICE DANCE COMPANY

28 Maio 2024 M6

VORTICE DANCE COMPANY ESTREIA CARMINA BURANA 

A Vortice Dance Company estreia o seu novo espectáculo nas Comemorações dos 100 anos do Teatro Tivoli BBVA e estende ainda um apresentação ao Coliseu Porto Ageas.

 

Vórtice Dance Company reinterpreta o clássico "Carmina Burana" (Canções de Beuren), aliando a dança e as novas tecnologias à poderosa cantata de Carl Orff e elevando-a a um novo patamar.

Os poemas e canções profanas medievais (séc. XII, XIII) escritos por monges num Convento da Bavária alemã, são os manuscritos que serviram de inspiração para a cantata cénica de Carl Orff. Neles exalta-se o amor, o sexo, a bebida e a dança. Momentos como “In Taberna quando summus” são revividos de forma extenuante e visceral. É uma peça onde todas as personagens são corrompidas pelos prazeres da carne e pela luxúria, o que, à dimensão dos dias de hoje, por vezes assume a dimensão da loucura. Uma viagem emocionante, onde as personagens estão verdadeiramente entregues à sua “Fortuna” (Sorte). 

Esta nova abordagem de "Carmina Burana" é uma celebração da interseção entre o passado e o presente, entre a arte clássica e a inovação contemporânea, proporcionando uma experiência concetual e visualmente empolgantes para o público. É uma oportunidade única de vivenciar esta obra intemporal, num formato verdadeiramente inovador pela sua natureza imersiva e transmedia. O público vê-se envolvido num ambiente onde os elementos visuais, sonoros e tecnológicos se mesclam harmoniosamente, através de projeções, efeitos de iluminação dinâmicos, da coreografia e de tecnologias interativas. É uma criação cuja força intrínseca se alimenta da intensidade da dança, da pujança da música e da desconstrução das novas tecnologias. 

 

Esta nova criação representa não só uma homenagem à obra de Carl Orff, mas também uma exploração do potencial criativo da dança contemporânea, num mundo cada vez mais tecnológico. 


Produtor: UAU

Vídeos do Evento
Ok
Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e lhe oferecer uma melhor experiência de utilizador. Saber Mais