TEATRO DE PORTAS ABERTAS

Quinta a Sábado | Março 2024

TEATRO DE PORTAS ABERTAS | Teatro Tradicional Português de Marionetas

 

Teatro Dom Roberto ou Teatro de Robertos é um repertório tradicional português de teatro de marionetas. A sua origem remonta ao séc.XVII introduzido em Portugal por marionetis- tas italianos e franceses, influenciados pela Commedia dell’Arte italiana. Adaptou-se à realidade cultural portuguesa seguindo a tradição europeia dos heróis populares com o personagem Dom Roberto que é capaz de vencer a própria morte.

Uma característica relevante em todos os personagens é a voz distorcida pela utilização de uma palheta que serve também para amplificar a voz.

O repertório chega aos nossos dias pelas mãos de mestres bonecreiros que solitariamente deambularam de lugar em lugar e nos passaram o testemunho desta tradição e hoje somos mais de uma dezena de bonecreiros que procuramos preservar esta herança.

Em 2021, o Teatro Dom Roberto foi inscrito no Inventário do Património Cultural Imaterial de Portugal.

 

Os Valdevinos Teatro de Marionetas incluem no seu repertório o tradicional Teatro Dom Roberto, as peças “O Barbeiro Diabólico”, “A Tourada à Portuguesa”, “Rosa e os Três Namorados” e “O Castelo dos Fantasmas”.

Para além do repertório tradicional acrescenta duas novas histórias originais com o Dom Roberto como protagonista por terras de Sintra, em duas das suas realidades: o mar “O Pescador” e o campo “O Moleiro e o Burro”.

Serão apresentadas duas histórias por sessão

O Barbeiro Diabólico

Dom Roberto vai casar e decide ir ao barbeiro fazer a barba e o cabelo. Achando o corte demasiado caro, regateia o preço o que desencadeia uma luta desenfreada que culmina com a morte do barbeiro. Aparece o polícia para investigar, a seguir o diabo para o condenar e por fim a Morte para o levar, mas Dom Roberto consegue resistir a todos.

 

A Tourada

A Tourada retrata vários episódios numa corrida de touros à portuguesa. Os intervenientes, o toureiro e os forcados enfrentam o touro que, com as mais variadas artimanhas sai são e salvo e no final também ele agra- dece ao público com vénias.

 

Rosa e os Três Namorados

A Rosa aproveita a saída dos patrões para receber os seus três namorados: o Sapateiro, o Ourives e o Brasileiro que lhe prometem mundos e fundos. Mas os patrões chegam a casa mais cedo do que o previsto e é um caso sério. O que será que vai acontecer à Rosa e aos seus três namorados?

 

O Castelo dos Fantasmas

A princesa foi presa pelo Gigante na torre do castelo e pede por socorro. Dom Roberto aparece e logo se apaixona pela princesa. Promete que a vai salvar. Mas não vai ser fácil, pois temos o Fantasma, o Crocodilo, o Diabo e o Gigante que estão ali para defender o Castelo. Mas Dom Roberto com o pau consegue vencê-los e finalmente liberta a princesa. No fim saem aos beijos com a marcha nupcial.

 

O Moleiro e o Burro

O Moleiro quer levar a sua farinha para vender na aldeia. Começa a carregar o Burro, mas cada saca que coloca desaparece misteriosamente. Descobre o ladrão e depois de muita luta consegue vencê-lo.

Com o Burro carregado o Moleiro está pronto para ir à aldeia, ou não?

 

O Pescador

O Pescador vai à pesca, pois pediu a Varina em casamento, mas esta só casa se ele lhe levar um Robalo.
O Pescador tem várias peripécias no rio onde é proibido pescar. Um Polícia, um Crocodilo e um Robalo teimoso vão dificultar-lhe a vida.

Será que o Pescador consegue levar o Robalo à Varina?

 

ENTRADA GRATUITA Limitado aos lugares existentes


Produtor: UAU e Valdevinos

Vídeos do Evento
Ok
Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e lhe oferecer uma melhor experiência de utilizador. Saber Mais