Arena Lounge | Miguel Ângelo

18 Novembro 2019 M18

Miguel Ângelo é um dos artistas mais multifacetados e empreendedores do panorama nacional. Caracterizam--no a estética otimista, uma proximidade popular e um discurso de inovação que sempre foram recebidos com grande empatia pelo público português.

Fundou os Delfins em 1984 com 18 anos de idade e terminou o curso de arquitetura em 1989 com a nota de 18 valores na cadeira de Projeto. Em 1990-1992 trabalhou como arquiteto no departamento de projetos municipais da Câmara de Cascais e fundou o grupo Resistência em 1991. Em 1993 abriu os estúdios de gravação 1 Só Céu e vendeu cerca de um milhão de discos nos anos 90, batendo os recordes nacionais e internacionais de vendas físicas, até hoje, com “O Caminho da Felicidade” (1995) e “Saber A~Mar”(1996), ambos dos Delfins.

Foi júri fixo dos programas Seleção Nacional (RTP1,1994) e Chuva de Estrelas (SIC, 1995-96), host em “Cantigas da Rua (SIC, 1996-97) e foi Jesus Cristo na peça Breve Sumário da História de Deus, de Gil Vicente, com encenação de Carlos Avilez no Teatro Experimental de Cascais (1994).

No universo da animação Disney foi a voz portuguesa de John Smith em Pocahontas, Woody na saga Toy Story, Hércules (adulto) e diretor musical de Toy Story, O Corcunda de Notre Dame e Pateta, o filme.

Esteve ligado ainda à música ao vivo, quer na RTP1 (“Miguel Angelo ao Vivo”, 1998-99) quer na abertura de um club em Cascais (Lótus bar, 2005)

É atualmente membro do Conselho Fiscal da Sociedade Portuguesa de Autores e Coordenador do Curso HND de Produção e Criação Musical Da ETIC (Higher National Diploma).

Miguel Angelo é um valor seguro da música portuguesa, mas marca presença também na escrita- 6 livros editados, 5 romances e uma autobiografia de carreira (“1Lugar ao Sol”, 2010). Escreveu como colunista para A Capital, Correio da Manhã, Fórum Estudante e Fórum Ambiente e participou enquanto comentador nas Conversas de Sala (Rádio Renascença, 1997-98).

Miguel Angelo regressou a solo em 2012 com o álbum “PRIMEIRO” (que incluiu o single de êxito “Precioso”), depois de uma carreira de 25 anos com os Delfins, entre outros projetos como a Resistência (no activo) e o Movimento. Editou em 2015 o álbum “SEGUNDO”, que inclui uma nova versão nova de "O Vento Mudou" (com que os Delfins se haviam estreado, em 1984) em dueto com o seu lendário intérprete original, Eduardo Nascimento (representante de Portugal no Festival da Eurovisão em 1967).

Em 2019 regressou às gravações, desta vez colaborando com nomes da nova música pop portuguesa, como Filipe Sambado, D’Alva, Surma e Chinaskee. O primeiro single, “NOVA”, editado a 20 Setembro, é fruto dessas colaborações e conta com a participação e produção e Filipe Sambado e Chinaskee.

Apresenta em Novembro o seu novo disco, intitulado “NOVA (pop)”.

 

Ok
Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e lhe oferecer uma melhor experiência de utilizador. Saber Mais